Biografia
Marcus Vinícius Pedro Nogueira ( Campos, 16 de Outubro de 1969 – ) é um ex jogador de futebol mais conhecido como Piá. Lateral-esquerdo por formação, trata-se de mais um jogador que comprova a boa tradição rubro-negra em formar jogadores que atuam pelos lados do campo.
Nascido no interior do Rio de Janeiro, Piá foi promovido ao time principal do Mais Querido do Brasil nos idos de 1989, e passou a jogar com maior assiduidade no ano de 1990, quando o clube perdeu para o São Paulo uma das suas maiores jóias da posição, o habilidoso tetracampeão Leonardo.
Inicialmente contestado pela torcida rubro-negra, Piá conseguiu ganhar confiança e aos poucos assumiu a titularidade absoluta da ala esquerda do Fla. Conhecido pela sua regularidade, o atleta conseguiu adicionar títulos importantes no currículo, dentre eles, a Copa do Brasil de 1990, o Campeonato Carioca de 1991 e o Penta Campeonato Brasileiro de 1992.
Foi aliás durante a disputa das finais do Brasileirão de 92 que Piá realizou,para muitos, as suas melhores partidas como profissional. Na primeira partida da decisão, diante do Botafogo, o lateral conseguiu cruzamentos precisos na área adversária, e foi um dos responsáveis pela vitória do Fla no Maracanã, já no jogo seguinte, as duas equipes empataram e o Flamengo levantou mais uma taça nacional.
Mas, mesmo assim, o jogador não conseguiu garantir sua continuidade na equipe. Após a chegada de Marcos Adriano, em 1993, Piá perdeu espaço no time e se transferiu para o Santos, onde jogou de 1995 a 1997, quando deixou o país para jogar no União da Madeira, de Portugal. Piá ainda pôde encerrar a carreira no Brasil, quando em 2001 aos 32 anos, defendeu as cores do Gama, clube do Distrito Federal.
Piá é jogador da equipe FlaMaster do Flamengo.
Títulos
Copa do Brasil: 1990
Taça Rio: 1991
Campeonato Carioca: 1991
Campeonato Brasileiro: 1992
Equipe
Conheça os craques que compõe nossa equipe.